Projeto de ampliação do Aeroporto de Navegantes tem andamento com definição de desapropriações

Projeto de ampliação do Aeroporto de Navegantes tem andamento com definição de desapropriaçõesInfraero e prefeitura de Navegantes enfim entraram em acordo sobre as desapropriações que ainda faltam para que sejam iniciadas as obras de ampliação do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder. O órgão federal ficará com os custos de indenização e o município cuidará da elaboração dos processos, responsável também por possíveis custos judiciais.

Marco Aurélio Zenni, superintendente da Infraero em Navegantes, diz que as dificuldades que haviam foram superadas. Ainda assim, não há prazo para início das desapropriações.

Abrir espaço é essencial para dar a Navegantes uma nova pista de pouso e decolagem. O projeto é de uma estrutura com 2,6 mil metros de comprimento, o que possibilitaria a operação com grandes aeronaves. Os recursos vêm da Infraero. Com a reforma, Navegantes poderá receber aeronaves maiores vindas diretamente da Ásia e Europa, como o jumbo, e aviões cargueiros, que a atual pista não comporta. A área do aeroporto passará de 750 mil metros quadrados para 3,5 milhões de metros quadrados. 

Navegantes é hoje o maior aeroporto em movimentação de cargas no Estado e o 3º maior no Sul, atrás apenas de Curitiba e Porto Alegre. Com a possibilidade de voos diretos, a tendência é de crescimento econômico. A demora na ampliação, porém, implica em perdas para a toda região.

Anunciado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012, um pacote bilionário para aviação regional deve ajudar no desenvolvimento dos projetos. A primeira etapa compreende 270 aeroportos no país, beneficiados com R$ 7,3 bilhões em recursos. Em Santa Catarina, 13 terminais, incluindo Navegantes, receberão R$ 363,8 milhões.

Fonte: http://clicrbs.com.br (Dagmara Spautz)

 


FacebookGoogle+LinkedIn

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *