Balneário Camboriú e Itajaí estão quase prontas à espera dos turistas

Balneário CamboriúEm Balneário as obras e mudanças no trânsito são a grande novidade para o verão. O novo asfalto chega às principais vias da cidade e em algumas delas o sentido do fluxo de veículos foi alterado. Atrasos também são registrados, como no prolongamento da Avenida Martin Luther, que ainda não começou.

Em Itajaí as ações se concentraram no desassoreamento de rios para evitar alagamentos. No turismo o município trabalha para “segurar” os passageiros de navios de cruzeiro. Um problema antigo é o número de turistas que chegam ao píer e vão direto para outras cidades.

 

Balneário Camboriú

 

Coleta de lixo

Na baixa temporada 80 profissionais trabalham na coleta, com o recolhimento de segunda-feira a sábado na região central e três vezes por semana nos demais bairros (sempre em três turnos de trabalho, abrangendo as 24 horas do dia). No verão o quadro de funcionários aumenta 45% e a única diferença de horários é que a coleta passa a ser diária no centro do município. Mais veículos também são disponibilizados para garantir o atendimento diante da grande demanda turística.

Abastecimento de água

O principal investimento da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) foi a aquisição de três geradores para garantir o funcionamento das bombas da estação de tratamento mesmo em caso de queda de energia. Além disso, poderão ser utilizados durante os horários de alto consumo, como a partir das 18h, durante a alta temporada. A empresa também afirma que vem executando reforços na rede e vistorias para monitorar possíveis vazamentos. Segundo a Emasa são fornecidos 36 milhões de litros por dia na baixa temporada e 70 milhões por dia na alta.

Obras

Cidade que atrai mais turistas na região, Balneário Camboriú é também o município com mais obras em andamento — muitas delas correndo contra o tempo para não causar transtornos quando os visitantes chegarem. Uma operação da prefeitura está pavimentando as principais vias de Balneário, sendo que os trabalhos ainda não estão concluídos nas avenidas Brasil e do Estado. Além do asfalto em si, ainda faltam sinalizações horizontais e verticais na maior parte dos trechos em obras. A promessa é de que tudo fique pronto nos próximos dias. Ciclovias estão sendo implantadas na Avenida Atlântica desde o início desta semana e a nova Praça Almirante Tamandaré será inaugurada neste sábado. Manutenções e limpeza urbana e das praias também recebem atenção especial na temporada (no relatório de balneabilidade mais recente da Fatma, divulgado nesta sexta-feira, a cidade tinha dois pontos impróprios para banho, no Pontal Norte da Praia Central e na Lagoa de Taquaras). Obras de drenagem e macrodrenagem recém-concluídas vão tentar evitar os alagamentos como os registrados em outros verões. Já o prolongamento da Avenida Martin Luther, inicialmente previsto para começar este ano, ficou para 2014.

Turismo

A prefeitura prepara alguns palcos ao longo da Praia Central para colocar em prática um programa de entretenimento durante todo o verão. Junto com a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Turismo promove o projeto Praia Limpa, que reforça a conscientização ambiental. O Réveillon terá 17 minutos de queima de fogos, com 10 balsas na praia, além de shows na Praça Almirante Tamandaré. O verão também terá atividades culturais e esportivas. Já no setor de turismo de negócios o Centro de Eventos, que chegou a ter o início das obras previsto para novembro deste ano, ainda não encerrou as etapas burocráticas.

Trânsito

Inversões significativas foram feitas ao longo do ano, com 90% das ruas estando hoje em sistema binário (sem mão dupla, com uma via para cada sentido). A última e maior mudança ocorreu no fim de novembro. A Avenida Santa Catarina agora tem sentido único da Rua Acre até o entroncamento com a Avenida Aqueduto. O sentido foi invertido para a Avenida Marginal Oeste e para a Avenida do Estado. A Rua São Paulo tem mão única e a Rua Amapá, mão dupla. Já na Avenida das Flores foi retirado o contrafluxo passando a ter sentido único (Aqueduto-Marginal) em toda a extensão. Mesmo a poucos dias da alta temporada começar, obras de asfaltamento ainda causam transtornos no trânsito. Na parte de efetivo nas ruas, a Guarda Municipal terá o reforço de mais 13 agentes a partir de janeiro, com a formatura de uma nova equipe, totalizando 93 profissionais.

Itajaí 2013 Natal

Itajaí

Coleta de lixo

A Ambiental conta, fora da temporada, com 78 funcionários atuando diariamente na coleta em Itajaí. O serviço funciona 24 horas por dia dividido em três turnos. No Centro o recolhimento é diário e nos demais bairro ocorre três vezes por semana (alternada). O quadro e os horários não sofrem alteração na temporada, exceto em relação à coleta nas praias, que passa a ser diária. Segundo a empresa, os dados operacionais não indicam necessidade de alguma outra ação específica para evitar problemas com acúmulo de lixo na cidade.

Abastecimento de água

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) inaugurou uma nova Estação de Tratamento de Água em 2012, dobrando a produção de água na cidade. Isso, aliado a 50 quilômetros de novas adutoras, deve deixar Itajaí tranquila quanto ao abastecimento, segundo a empresa. Conforme a Semasa, desde 2010 Itajaí não enfrenta mais problemas de falta de água no verão, a não ser por problemas isolados.

Obras

O foco da Secretaria de Obras foi nas questões relacionadas às enxurradas, com limpeza e desassoreamento de valas e ribeirões. Galerias também foram implantadas em algumas ruas, para evitar problemas com as chuvas no verão. Limpeza de bocas de lobo e redes de drenagem completam o cronograma. A Avenida Marcos Konder foi recapeada e a operação tapa-buracos também atinge outras vias, como a Rua Indaial. A limpeza nas praias será intensificada nos próximos dias (relatório mais recente de balneabilidade da Fatma, divulgado nesta sexta-feira, aponta todos os pontos analisados como próprios para banho). Banheiros químicos e chuveiros públicos estão sendo instalados nos principais balneários. A revitalização da Praia de Cabeçudas foi outra obra de destaque para a temporada, com colocação de bancos, plantação de árvores, construção de novas calçadas e melhoria no acesso ao local.

Trânsito

A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) diz que a principal ação é revitalizar as sinalizações vertical e horizontal, com pinturas e colocação ou troca de placas. Nos fins de semana é feito direita livre nas saídas das praias para melhorar o fluxo do trânsito. Também em dias de maior movimento turístico a Codetran desloca efetivos maiores para a região das praias. Quanto ao sentido das ruas, não houve nenhuma mudança significativa para a temporada.

Turismo

Fogos de artifício e shows musicais marcam o Réveillon nos Molhes da Atalaia. Nas praias as principais ações integram o Eventos de Verão, com atividades esportivas de corrida, ginástica, futebol, frescobol, vôlei, futevôlei, surfe, handebol, bike, skate, aquatlon, rugby e até pesca de arremesso. O Itajaí Le Salon, evento náutico que ocorre na cidade em fevereiro de 2014, promete movimentar o turismo deste segmento. Outra frente de trabalho é o receptivo dos navios de cruzeiro. O objetivo é minimizar um problema crônico de Itajaí, o da “fuga” de turistas para outras cidades da região. Guias turísticos foram treinados desde agosto com o objetivo de melhor divulgar a cidade e seus atrativos.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br – Victor Pereira


FacebookGoogle+LinkedIn

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *