Estaleiro de Itajaí constrói o maior veleiro de aço fabricado no Brasil

Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no Brasil - Família SchurmannO mais novo veleiro da Família Schurmann, nomeado Kat (lê-se Két), que está sendo construído em Itajaí, encontra-se com suas obras em fase final. A embarcação é o maior veleiro de aço já construído no Brasil, com 80 pés e 6,65m de largura. Com tecnologia de ponta e foco na sustentabilidade, ele pesa de cerca de 67 toneladas. Também será o primeiro veleiro do país com quilha retrátil, o que permitirá que o barco navegue em profundidades de 1,8m e, ao mesmo tempo, encare condições extremas de navegação como na Antártica. Ao descer a quilha, que pesa 18,5 toneladas, o veleiro terá calado de 4,5m.

Entre as novidades do veleiro, há um sistema elétrico digital, 100% brasileiro, que substitui o tradicional sistema analógico fabricado para veleiros e permite o controle remoto por dispositivo móvel, a até quilômetros de distância, de todas as funções da embarcação. Há também sistemas desenvolvidos pela Solví para a geração de energia limpa por quatro fontes diferentes: eólicos, painéis solares, dois hidrogeradores e duas bicicletas ergométricas com turbina.

Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no Brasil - Família Schurmann

A meta é lançar o veleiro na água em julho. A partir daí, começa uma série de testes na costa do Brasil e da Argentina, de preferência com as piores condições climáticas, para que os últimos ajustes no barco sejam feitos.

A Expedição Oriente tem sua partida de Itajaí (SC) programada para o dia 21 de setembro de 2014, e chegada em 22 de dezembro de 2016, também em Itajaí.

Fontes: http://www.diarinho.com.br e http://www.expedicaooriente.com.br


FacebookGoogle+LinkedIn

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *