III Fórum de Planejamento da Cultura acontecerá segunda e terça-feira

3 forum planejamento cultura2Segunda e terça-feira (16 e 17) será realizado o III Fórum de Planejamento da Cultura de Itajaí. O encontro visa traçar as ações e investimentos que devem ser feitos na área nos próximos 10 anos. A tarefa é difícil, e por isso toda a comunidade é convidada a participar e junto com o poder público definir as ações necessárias, para atingir o cenário cultural desejável para a cidade na próxima década. O Fórum ocorre na Casa da Cultura Dide Brandão, às 18h30.

Dentre os temas a serem discutidos estão a ampliação dos recursos para os editais de cultura, construção da sede do Conservatório de Música, aquisição do Caminhão Palco, criação de um novo espaço para apresentações teatrais, reutilização dos espaços da Casa da Cultura Dide Brandão com concorrência pública, formatação do Conselho Municipal de Cultura reduzindo de 28 para 16 o número de conselheiros, bem como as ações e metas para os próximos 10 anos.

“Iremos planejar a cultura em um espaço de tempo muito amplo. Por isso, o planejamento deve atender as possíveis transformações que a cidade vai sofrer nos próximos dez anos, fazendo com que a cultura atenda as necessidades da classe artística e da população” fala o Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, José Amadio Russi. Ele complementa explicando que é importante que todos os moradores, e não somente a classe artística, participe do fórum. “Essa participação é necessária para que a cultura seja cada vez mais democrática, esteja em todos os bairros da cidade e atenda aos interesses dos diferentes públicos” finalizou.

O fórum faz parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura de Itajaí, que iniciou em julho deste ano, por meio de parceria entre o Município, a AMFRI e a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM. Com a elaboração do Plano, o próximo passo será a implantação do Sistema Municipal de Cultura, atendendo, assim, requisitos do Governo Federal através do Sistema Nacional de Cultura, tornando-se apta a receber recursos federais para serem investimentos em Itajaí.

O Diagnóstico Situacional da Cultura de Itajaí está anexo para consulta pública e considerações da comunidade. Qualquer pessoa ou entidade pode compartilhar suas opiniões, sugestões e dúvidas, por meio do e-mail eletrônico planos.cultura@egem.org.br ou na página no facebook/planosmunicipaisdecultura. As considerações poderão ser enviadas até o dia 10 de janeiro de 2014.

Fonte: http://www.itajai.sc.gov.br


FacebookGoogle+LinkedIn

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *