Itajaí será ponto de chegada da Transat Jacques Vabre 2015

Edouard Philippe, prefeito de Le Havre e deputado do Sena Marítimo, Jandir Bellini, prefeito de Itajaí, e Rodrigo Costa, prefeito de Itapema

Edouard Philippe, prefeito de Le Havre e deputado do Sena Marítimo, Jandir Bellini, prefeito de Itajaí, e Rodrigo Costa, prefeito de Itapema

Itajaí foi confirmada novamente como ponto de chegada da Regata Transat Jacques Vabre 2015. Esta é a segunda vez que a cidade vai receber os veleiros da principal competição à vela do Atlântico, também conhecida como Regata do Café. O anúncio ocorreu neste sábado, 06 de dezembro, durante o Salão Náutico de Paris, e contou com presença do Prefeito Jandir Bellini e do Prefeito de cidade francesa de Le Havre, ponto de partida da competição, Edouard Phelippe. A largada dos veleiros da França será em 25 de outubro e a previsão é que os primeiros barcos aportem em Itajaí em 05 de novembro, após vencerem o percurso de quase 10 mil quilômetros.

Itajaí será ponto de chegada da Transat Jacques Vabre 2015-

Para um dos diretores da competição, Gildas Gautier, o sucesso da edição de 2013 credenciou Itajaí para ser novamente o ponto de chegada dos veleiros. “Ficamos impressionados com a organização da cidade e o envolvimento da população com a Jacques Vabre, e por isso vamos retornar à Itajaí”, comenta. O Prefeito Jandir Bellini comemorou a volta da Transat para Itajaí, o que segundo ele é a confirmação da qualificação que cidade adquiriu na realização de grandes eventos náuticos internacionais. “Com isso mostramos o quanto a cidade está preparada para receber eventos desta magnitude, colocando o nome de Itajaí no cenário internacional”, comenta. Ainda segundo Bellini, com esse anúncio, aumenta também a responsabilidade de fazer um evento ainda maior em 2015.

O Prefeito destacou ainda que os retornos da Volvo Ocean Race, que aporta na cidade em abril, e da Jacques Vabre, em novembro do próximo ano, associados à construção da Marina e à chegada de grandes estaleiros, confirmam a vocação de Itajaí como um grande polo náutico brasileiro. “Queremos, com isso, fortalecer nossa economia nas áreas do turismo e do mercado náutico”, comenta.

Para mais uma vez agradar e surpreender a organização francesa da competição náutica, os velejadores e suas equipes de apoio, familiares, amigos e demais visitantes que acompanharão o evento, em novembro do próximo ano, o Município de Itajaí trabalha nos preparativos para a chegada da Transat Jacques Vabre 2015, no Centreventos.
Assim como ocorreu em 2013, quando mais de 230 mil pessoas circularam pela Vila da Regata, novamente, a Transat Jacques Vabre em Itajaí vai estar agregada à Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, que terá, em 2015, um total de 20 dias de atividades. Música, gastronomia e uma feira de negócios, além da chegada das embarcações que disputarão a regata transoceânica, devem mais uma vez levar milhares de pessoas ao local do evento, no período de 03 a 22 de novembro.

Novidades

Para a próxima edição, a regata transoceânica Jacques Vabre vai contar com cinco categorias em disputa: além dos monocascos IMOCA e Classe 40 e dos multicascos Classe 50 e MOD 70, que já estavam em 2013, barcos ainda maiores, de classe Ultim, entre 70 e 100 pés, vão competir. A expectativa da organização é que mais de 50 veleiros estejam inscritos na prova do próximo ano.

Para 2015, outra novidade é a inclusão de Itapema no evento como sede da regata Inshore. Após a chegada de todos os veleiros, eles irão zarpar de Itajaí rumo à cidade de Itapema, onde competirão nas praias da cidade.

Para o prefeito Rodrigo Costa, é grande a alegria da cidade de Itapema ao se integrar a este importante evento internacional. Isto demonstra, segundo ele, a integração entre os municípios do litoral norte catarinense, que desta forma atuam, em conjunto, no fortalecimento do turismo para fomentar o crescimento econômico da região. Itapema vai estar diretamente envolvida com a Jacques Vabre em 2015, e queremos, com isso, alavancar ainda mais o turismo de nossa cidade e também contribuir com a região da Costa Esmeralda”, finaliza.

Fonte: http://novo.itajai.sc.gov.br


FacebookGoogle+LinkedIn

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *