Para transmitir a Copa, Sul ganha rede de alta velocidade

Para transmitir a Copa, Sul ganha rede de alta velocidadePara que os jogos da Copa do Mundo sejam transmitidos em alta definição via TV e internet, a Eletrosul, em parceria com a Telebras, trocou a infraestrutura de cabos de fibra óptica nas principais cidades da região Sul, especialmente nas sedes do mundial. As linhas com capacidade de 80 gigabits por segundo (Gpbs) foram substituídas por outras bem mais potentes, de 1,6 mil Gpbs. Elas detém o sistema de comunicação óptico de alta velocidade denominado DWDM, que foi implantado por exigência da Fifa. A mudança foi destacada pelo diretor de Operações da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, na abertura do Utilities Telecom Council Summit 2014 (UTCAL) – um dos maiores encontros sobre telecomunicações e TI da América Latina, no Hotel Majestic, em Florianópolis.
A mudança de cabos e outros equipamentos, com tecnologia nacional, é realizada em mais de 20 subestações da empresa. As linhas DWDM que atenderão ao mundial vão abranger 1,6 mil quilômetros, atravessando municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul, Gravataí, São Francisco de Paula e Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul; Florianópolis, Tubarão, Capivari de Baixo, Palhoça, São José, Biguaçu, Itajaí, Blumenau e Joinville, em Santa Catarina; Curitiba, Ivaiporã, São Mateus do Sul, Pinhão, Manoel Ribas e Londrina, no Paraná; e as cidades paulistas de Assis, Bauru e Araraquara.

Outras cidades brasileiras que vão transmitir a Copa também estão recebendo essas novas linhas, que estão sendo instaladas por outras empresas. Essa nova estrutura vai melhorar a comunicação do país e integrará o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
A rede própria e de swap de telecom da Eletrosul – backbone – conta com 10,2 mil quilômetros de fibras ópticas em cabos OPGW (para-raios nas linhas de transmissão), ADSS (cabo óptico auto-sustentado) e dielétricos.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br (Estela Benetti)


FacebookGoogle+LinkedIn

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *