Seis dos maiores veleiros do mundo abrem as portas ao público em Itajaí

Seis dos maiores veleiros do mundo abrem as portas ao público na próxima semana em Itajaí - Velas Latinoamérica - Cisne BrancoSeis gigantes e imponentes navios que estão entre os maiores do mundo devem atracar dia 11 de fevereiro em Itajaí. As embarcações, com velas réplicas de modelos que datam do século 19, participam do Velas Latinoamérica 2014, e a cidade foi escolhida como ponto de partida da expedição de 134 dias coordenada pela Armada da Argentina. Entre os dias 12 e 15 de fevereiro, as fragatas abrem as portas para o público.

Além de promover a integração entre as Marinhas da América Latina, os navios formarão os futuros oficiais. As embarcações carregam uma tripulação de marinheiros, que após cinco anos na escola naval do país ganham a prática de navegar apenas pelas condições do vento. Após a viagem, que passará por 10 países, novos oficiais estarão formados nas Marinhas.

Seis dos maiores veleiros do mundo abrem as portas ao público na próxima semana em Itajaí - Velas Latinoamérica

— Os navios possuem as características de velas e exigem conhecimento sobre como as forças da natureza influenciam na navegação, pelas correntes marítimas. Apesar de terem motor, as embarcações serão guiadas pelo vento — explica o oficial brasileiro responsável pelo evento, o capitão de Corveta Rodrigo Lázaro.

Experiência

Itajaí foi escolhida para sediar a partida das embarcações rumo à expedição pela experiência em eventos náuticos. O comandante Lázaro destaca que a cidade concorreu com as capitais Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza e Natal. Ele usou a expressão “polo da vela internacional” para explicar a importância que Itajaí tem adquirido após sediar importantes eventos náuticos como a Volvo Ocean Race e a Jacques Vabre.

— É uma oportunidade de integração entre as Marinhas, uma experiência incrível — ressalta Alejandro Verdier, cônsul da Argentina, em Florianópolis.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira
9h às 13h:
 desfile naval pelas praias da região, saindo de Itapema, passando por Balneário Camboriú e chegando a Itajaí;

Quarta-feira a sábado
14h às 18h:
 os seis veleiros estarão à disposição para visitação no Porto de Itajaí. A entrada vai ocorrer pelo portão 2;

Quarta e quinta-feira
21h às 23h:
 apresentações da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais para participantes do evento e convidados, no Centreventos;

Domingo
10h às 14h: 
partida dos veleiros com desfile naval pelas praias da região, saindo de Itajaí e passando por Balneário Camboriú e Itapema.

Fonte: http://osoldiario.clicrbs.com.br (Mônica Foltran)


FacebookGoogle+LinkedIn

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *