Senai inaugura em Itajaí o primeiro Instituto de Tecnologia em Logística do país

Senai inaugura em Itajaí o primeiro Instituto de Tecnologia em Logística do paísA inauguração do Instituto Senai de Tecnologia em Logística (ISTL), na tarde desta terça-feira em Itajaí, promete colocar a região em um novo patamar na qualificação dos trabalhadores do setor.

A unidade faz parte do Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, e é a única de logística no país. Com foco na educação profissional e em serviços de consultoria, a estrutura no bairro Barra do Rio vai atender empresas de todo o Estado em um segmento cada vez mais estratégico no desempenho da indústria catarinense.

No Litoral Norte, com a força portuária e da construção naval e a expansão da construção civil, o Instituto é visto como fundamental para um crescimento sólido e de qualidade.

O programa do Senai inclui sete unidades de tecnologia e três de inovação em Santa Catarina, com investimentos de R$ 174 milhões. Cerca de R$ 9 milhões foram para a estrutura em Itajaí, que recebeu o Instituto de Logística em razão das características da economia regional. As atividades serão concentradas em quatro áreas: armazenagem, produção, distribuição e logística sustentável.

— O principal objetivo é atender a demanda que existe no setor logístico, mostrando para a indústria catarinense o que existe de tecnologia para melhorar sua produtividade e eficiência — explica o gerente do instituto, Cleder Bez Batti.

A nova estrutura é voltada especificamente para as empresas, e desde antes da inauguração já ocorreram contatos e negociações com Senai e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para colocar o programa em prática.

Dependendo do tipo de serviço solicitado o Instituto vai até a empresa, por exemplo em determinadas consultorias, ou os trabalhadores são encaminhados ao prédio em Itajaí, no caso de algumas atividades práticas.

Os serviços

Vinte e cinco pessoas vão trabalhar diretamente na unidade, que tem como destaque de infraestrutura a implantação de quatro laboratórios. A intenção é capacitar os trabalhadores/alunos com equipamentos, professores e técnicas de mercado de ponta.

— Nosso programa é inspirado e tem parceria com um instituto da Alemanha. O foco quando pensamos nisso para o Brasil é fazer com que a indústria catarinense e nacional se desenvolva da mesma forma que a alemã — comenta Cleder.

Além de Itajaí, o Senai de SC inaugura hoje, 4 de feveirero, um Instituto de Inovação em Sistemas de Manufatura, em Joinville.

Infraestrutura

• Laboratório de Simulação Computacional (Manufatura Digital): é possível montar uma empresa digitalmente, em 3D, simulando toda a produtividade e os processos;

• Laboratório de Sistemas de Movimentação e Armazenagem: simula o trabalho de carga e descarga de empilhadeiras de pequeno e grande porte;

• Laboratório de Simulação da Cadeia Logística: simula toda a parte de como funciona o sistema de transporte, armazenamento e produção de uma empresa;

• Simuladores de Movimentação de Cargas: trabalha com simuladores de oito tipos de equipamentos portuários.

O que é a logística?

Serve para aprimorar o desempenho organizacional das empresas, com a implementação de sistemas eficientes e produtivos de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega.

Um dos objetivos mais importantes é criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos.

Para isso, os especialistas estudam rotas de circulação, meios de transportes e locais de armazenagem (depósitos).

A logística é cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo e globalizado, com grande quantidade de mercadorias produzidas e consumidas.

Fonte: http://osoldiario.clicrbs.com.br (Victor Pereira)


FacebookGoogle+LinkedIn

Veja Também

1 Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *